quarta-feira, 24 de junho de 2009

GEOMETRIA - FORMAS POR TODA A PARTE - (T 7)

Prezados alunos,nosso projeto envolve a geometria, suas formas planas e espaciais, seus conceitos e integração com outras áreas. Após assitir o CUBO-0, que apresentou um novo olhar sobre a geometria, veja agora uma apresentação sobre as formas geométricas e onde elas podem ser encontradas.
Você irá se surpreender! Depois não esqueça de deixar seu comentário dizendo o que achou mais interessante!



Díalogo Geométrico

segunda-feira, 22 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MÓBILES GEOMÉTRICOS

Wiki com uma proposta de integração entre Arte e Matemática.

http://edulyrio.wiki.zoho.com/MÓBILES-GEOMÉTRICOS-1.html




Eduardo Lyrio

terça-feira, 16 de junho de 2009

TRIÂNGULOS TAREFA 6

Um estudo sobre triângulos, através de slides






José Luiz L Cunha

domingo, 14 de junho de 2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

EDUCAÇÃO DIGITAL x PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Um estudo sobre as novas tecnologias e a sua influência no processo de ensino aprendizagem

http://docs.google.com/Present?docid=dc46x37n_4gc27b5dc

sexta-feira, 5 de junho de 2009

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

As tecnologias de comunicação não mudam por si só a relação pedagógica. Tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista.A forma de se utilizar, dinamizar essas tecnologias é que vai determinar uma prática inovadora ou não.

As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria -o conhecimento com ética.

As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser.Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. Pode receber mensagens com dúvidas, pode passar informações complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno.Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.



Bibliografia:

- GARDNER, Howard. As estruturas da mente. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.

- MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994.

- NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

- POSTMAN, Neil. Tecnopólio; A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

-RECODER, Maria-José et alii. Informação Eletrônica e Novas Tecnologias. São Paulo: Summus, 1995.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Olá amigos,

Falando em novidades na web 2.0 vou disponibilizar algumas.
Confiram, tem muita coisa boa para nos ajudar no nosso trabalho....

Novo site de buscas da microsoft:
http://www.bing.com/

( Já testei! É rápido, mas o banco de dados é menor que o do google)

Um site de busca de imagens. Parece 3D!!!
http://www.taggalaxy.de

Microblog - postagem de 140 caracteres, no máximo,troca de informações rápidas!
O que está fazendo o maior sucesso é o twitter. Já tenho meu perfil por lá!
http://twitter.com/

Bem, por hora é só!
Poste aqui o que você encontrar de novidade na web que ache interessante!

Elizabete Borges

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Informática Educativa II: Projeto de Aprendizagem
Título:
Padrões Geométricos, Novas Tecnologias e Novas Perspectivas

Nome do Aluno:

Aridelson Ferreira
Eduardo Lyrio Figueira de Almeida
José Luiz Lopes da Cunha
Maria Elizabete de Lima Fernandes Borges


Disciplina e anos envolvidos:

Matemática, Artes Visuais, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa
9º ano Ensino Fundamental
A informática dá suporte para que as atividades que utilizam os recursos e a web 2.0 sejam dinamizadas.
Tema central:
Geometria espacial presente na natureza e no cotidiano
Ao abordarmos a geometria espacial, estamos proporcionando ao aluno a oportunidade de verificar, através de atividades diversificadas, outra maneira de estudar figuras espaciais e suas representações planas, na natureza e no cotidiano, utilizando uma abordagem interdisciplinar.
Temas de apoio:

• Relação preço/ peso de produtos em supermercados;
• Formas Geométricas utilizadas na fabricação das embalagens;
• Cálculos de gastos de material;
• Relação das formas geométricas com a arte;
• Composição química dos alimentos e vitaminas presentes em sua composição;
• Formas Geométricas presentes na natureza;

Justificativa:

O crescimento do número de informações e das tecnologias que temos disponíveis nos dias de hoje, nos leva a refletir sobre a forma de ensino a ser utilizada para introduzir conceitos. Tal cuidado com a forma de como um conteúdo pode ser apresentado, se deve ao fato de existirem inúmeras possibilidades e, dependendo do objeto, o professor pode fazer uso de gráficos, de aplicações práticas, da introdução de um contexto histórico e, ainda, poder optar por um texto próprio, tais como apostilas, adaptações de livros didáticos, apresentação de slides, lista de exercícios ou várias outras ferramentas. Se, além disso, o professor contar com a utilização de recursos tecnológicos, envolvendo informática, a Internet e seus recursos, a quantidade de formas de um conteúdo ser apresentado para os alunos aumenta consideravelmente.
Levando em consideração que estamos na busca de um ensino onde a aprendizagem seja resultado de integração de saberes, onde as tecnologias possibilitem a pesquisa e a contextualização, o desenvolvimento da metodologia de projetos vem contribuir para que isso efetivamente aconteça.
Através deste projeto tentaremos recuperar através de atividades diferenciadas, os alunos que vêm apresentando dificuldades de aprendizagem e possibilitar um ensino mais próximo da realidade a todos.
Partindo desse objetivo de toda a comunidade escolar e tendo em vista o que recomendam os PCNS, sobre a importância da utilização das novas tecnologias, entre elas o computador, no PPP (Projeto Político Pedagógico), da escola e das mesmas fazerem parte do cotidiano dos alunos, para tentar reverter através de atividades diversificadas, o baixo rendimento, cada área ou disciplina planejou suas atividades, contemplando o uso das inúmeras possibilidades do computador, em especial aquelas proporcionadas pela internet e suas funcionalidades.
Neste aspecto as aulas e o professor, têm papel fundamental para o desenvolvimento das habilidades e experiências, como também pela sistematização das descobertas provocadas por estas. Desse modo, teremos uma maior motivação, pois as aulas em que todos manuseiam materiais e fazem anotações, descrevem etapas, sistematizam conhecimentos, generalizam, aplicam esses em outras áreas, são mais agradáveis e todos querem participar.
As atividades propostas foram elaboradas a partir de uma reunião onde dentro do projeto da escola (PAR: parceria, auto-estima e responsabilidade) cada área definiu de que forma poderia recuperar os alunos com dificuldades e que tecnologias poderiam ser utilizadas dentro de cada disciplina para tornar o processo de aprender mais agradável para todos.
Tivemos a participação de toda a equipe de professores, da coordenação pedagógica e da direção para a elaboração do projeto e para sua implementação trabalhamos também com monitoria em turnos inversos.
A escolha da geometria como tema central surgiu como a possibilidade de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais contextualizada e significativa de um campo essencial e belo da matemática.
A falta de requisitos fundamentais para a aquisição de novos conceitos na Geometria Plana e na Geometria Espacial provoca desinteresse por parte dos alunos devido às dificuldades encontradas. Sabemos também que historicamente por muito tempo a geometria ficou relegada a um segundo plano. Como forma de resgatar seu valor e ao mesmo tempo utilizar as ferramentas tecnológicas da web 2.0 para compartilhar saberes, nosso projeto se apóia na idéia central da forma para provocar a integração das diferentes áreas.


A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. (Moran, 2003, p.15).

Objetivos gerais e específicos:

Objetivos gerais:

Oportunizar ao aluno o entendimento de que a Matemática faz parte do dia a dia das pessoas, nas mais diversas atividades, estabelecendo conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.
Ampliar as concepções da geometria, levando em consideração os saberes trazidos pelos alunos e reconstruí-los de acordo com o contexto e as necessidades de cada um.


Objetivos específicos:

- Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);

- Estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações planas, envolvendo a observação das figuras sob diferentes pontos de vista, construindo e interpretando suas representações.

- Observar e reconhecer as formas geométricas (retas, curvas, polígonos e circunferências) nas formas observadas.

- Perceber o saber, o fazer e o saber fazer Matemática como elementos aglutinadores de cognição, comunicação e leitura.

- Explorar as formas geométricas presentes no cotidiano e na natureza.
- Utilizar as novas tecnologias presentes para o estudo das formas geométricas.
- Utilizar o saber, o fazer e o saber fazer matemática como elemento aglutinador.
- Reconhecer que a forma e o peso de cada produto influenciam no preço de cada um.

- Entender e utilizar a Arte como linguagem, através de uma atitude de busca individual ou de mão dupla, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a investigação.

- Conhecer a biografia do artista plástico, suas variadas cores e seus mais diversos motivos.

- Identificar as figuras geométricas presentes nas obras de artes e relacioná-las à matemática.

- Desenvolver trabalhos usando a geometrização inspirados na obra do artista em questão.

- Desenvolver a criatividade e a percepção estética.

- Identificar a presença das vitaminas nos alimentos.
- Reconhecer a importância das Vitaminas para o funcionamento do organismo.
- Identificar os diferentes tipos de elementos químicos presentes.

Enfoque pedagógico:

O presente projeto pretende seguindo a linha de pesquisa, de exploração dos diferentes recursos tecnológicos, contextualizar os temas apresentados levando a uma integração de saberes, de acordo com os objetivos dos PCNS.

O projeto oferece uma visão humanista da educação como uma ação que exige o envolvimento do aluno com aquilo que ele está aprendendo, tanto na arte com o desenho geométrico, como na matemática, com o uso da geometria, na ciência com a compreensão acerca da importância daquilo que consumimos para a nossa saúde e na geografia, quando o ajuda a compreender o espaço e fazer associações.

Em cada área, os professores definem as atividades, os objetivos, as tecnologias a serem utilizadas e de que forma iremos avaliar a participação dos mesmos.

Em Artes Visuais, por exemplo, foi definido que após o trabalho com as figuras geométricas, passaremos à fase de pesquisa de um artista escolhido pelo grupo onde teremos uma proposta integrando-se a matemática e a geometria.

Em Ciências os alunos irão verificar os elementos químicos e vitaminas presentes nos alimentos e o que a falta dessas vitaminas poderia causar no nosso organismo.
Focando-se na nossa disciplina (Matemática), o desenvolvimento da proposta terá objetivos bem definidos em relação às construções geométricas espaciais, presentes nas formas de objetos que fazem parte do nosso cotidiano.
Já em geografia, faremos um passeio virtual por diversas paisagens e lugares, através de um vídeo, onde o objetivo é associar as formas da natureza, às formas geométricas, fazendo analogias.
Recursos tecnológicos:

Software Geogebra;
Computadores e internet;
Blog;
Wiki;
Web 2.0;
Paint brush;
Data show;
Slideshare;
Conversor de vídeos pra o Youtube (Arestube);

Etapas e suas estratégias de realização:

1ª etapa: Motivação, conhecimento do tema e pesquisa.
Apresentação do projeto, utilizando-se como motivação o filme "O cubo- 0"
Após o filme, abrir espaço para comentários e para provocar debates sobre o mesmo. Partindo do que for discutido, apresentar a proposta do projeto onde em grupo os alunos irão desenvolver determinadas atividades, que ao serem concluídas serão compartilhadas com toda a comunidade escolar, em um seminário com o tema "FORMAS".

Apresentação no data show do vídeo "Os sólidos de Platão - Mão na forma"
http://www.youtube.com/watch?v=LZJuHYcEi-A
http://www.youtube.com/watch?v=uhrI0EmPClI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TsPHM75hkgE
A turma será dividida em grupos que ficarão responsáveis por cumprir determinada atividade e suas etapas.

2ª. Etapa: Desenvolvimento das atividades em grupo
Grupo 1(Integração entre Matemática e Geografia)
A geometria na natureza
Pesquisar nos sites indicados formas regulares e irregulares da natureza que possam ser relacionadas às formas geométricas.
Software de apoio Geogebra
Sites indicados:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/intro2.htm
http://www.rpedu.pintoricardo.com/Actividades_interactivas/solidos_int.html
Após as pesquisas os alunos devem selecionar o material e com ajuda do professor publicar as conclusões na wiki, sobre as formas presentes na natureza.
Este grupo ficará responsável também por tirar fotografias do entorno escolar e registrar as formas geométricas que aparecem no nosso dia a dia.
No laboratório de Informática os alunos passarão as fotos para uma pasta no computador e utilizando o paintbrush deverão contornar as formas presentes nas imagens. Salvar essas imagens editadas e produzir um vídeo usando o moviemaker para ser publicado na página de vídeos da escola no Youtube.

Observação: Para esta atividade contaremos com a monitoria através da colaboração dos alunos que dominam o moviemaker para ajudar o grupo a elaborar o que foi pedido.


Grupo 2 (Matemática)
Este grupo trabalhará com as formas presentes no cotidiano. Nenhum lugar melhor para pesquisar do que um supermercado onde encontramos formas variadas e onde podemos estabelecer diferentes relações e agrupamentos conforme semelhanças e características.
Pedir aos alunos, para no supermercado:
1) Identificarem nos produtos as formas geométricas existentes.
2) Classificarem os produtos pelos setores: Limpeza e higiene, Carnes, Congelados, Padaria, Cereais, Bebidas etc.
3) Nos produtos do setor de gêneros alimentícios, verificarem as diferentes vitaminas e elementos químicos existentes na composição...
4) Verificar o peso e o preço de cada produto escolhido
5) Agruparem os produtos por semelhanças (livre).
6) O grupo escolhe uma embalagem qualquer e registra as características da mesma, destacando quanto à sua forma, tamanho, cores, espessura, vértices, faces e arestas, tipo de produto, composição da embalagem.
Todas as conclusões serão feitas em um relatório do grupo e publicadas na wiki disponibilizada para a elaboração do projeto.

Grupo 3 (Integração entre Matemática e Ciências)
Este grupo faz uma pesquisa sobre vitaminas, sua importância e o que a sua falta pode causar no nosso organismo, verifica os diferentes tipos de elementos químicos presentes nos alimentos pesquisados pelo grupo 2 nos setor alimentício do supermercado.
Após o trabalho de pesquisa nos sites indicados:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/tabela.vitaminas.htm
http://elementosquimicos.zip.net/
http://www.afh.bio.br/digest3.asp
O grupo deve produzir uma apresentação utilizando o PowerPoint ou outro similar, utilizando tabelas e gráficos para publicar na wiki.


Grupo 4 (Integração entre Artes Visuais, Matemática e Língua Portuguesa)

No laboratório de informática, no site http://www.pintoresfamosos.com.br/
1) Os alunos irão pesquisar os artistas que utilizam as formas geométricas em suas obras.
Selecionar cinco deles, fazer um resumo sobre sua obra e publicar no wiki.
2) Os alunos irão pesquisar no site indicado sobre o seguinte tema: arte e forma
Os alunos deverão pesquisar no site indicado a biografia de Claudio Tozzi, artista brasileiro que trabalha com a geometrização na arte.
http://www.art-bonobo.com/claudiotozzi/
Após a pesquisa deverão elaborar com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, uma resenha crítica sobre sua obra.
Fazer no paintbrush seus desenhos inspirados na obra do artista.
Fazer registro do processo de criação, o material utilizado e destacar os elementos motivadores do trabalho produzido.
Produzir um slideshare onde as imagens vão produzir desenhos em movimento.
Publicar no blog que será construído com o tema FORMAS.
3ª. etapa: Reunião de todo o material produzido e organização do seminário com elaboração de um folder de divulgação do mesmo.
Isto acontecerá com a participação dos professores envolvidos no projeto que, junto com os alunos, definirão o que fará parte do seminário.
4ª. etapa: Seminário com a participação de todos os grupos e a troca de idéias sobre o trabalho desenvolvido.



Definição de papéis:


"O sucesso de um projeto envolvendo tecnologia nas escolas só poderá ser alcançado através do esforço democrático e criativo de todos os envolvidos. As atribuições de cada um deverão ser claramente compreendidas por todos, assim todos compreenderão o sentido prazeroso de se construir juntos uma escola de qualidade."
● Diretor: Empenhar-se como facilitador para que o projeto aconteça.
●Coordenador Pedagógico: Orientar os professores a desenvolver o planejamento das atividades sugeridas no projeto (reuniões, palestras, pesquisas...).
● Professores: Planejamento e acompanhamento das atividades .
● Alunos: Participação e realização das atividades a serem desenvolvidas em grupo e zelar pelo material a ser usado.

Sites e bibliografia de apoio:

WEBGRAFIA
Download do software Geogebra
http://www.professores.uff.br/hjbortol/geogebra/index.html último acesso em 1/06/2009
Download do software slideshare para compartilhar vídeos e imagens:
http://superdownloads.uol.com.br/download/73/slide-share/ último acesso em 02/06/2009
Geometria no cotidiano:
http://www.youtube.com/watch?v=XuJpwCFL1xA último acesso em 02/06/2009
Formas geométricas:
http://www.youtube.com/watch?v=kkCjqvCb7GM último acesso em 1/06/2009
http://www.youtube.com/watch?v=LZJuHYcEi-A último acesso em 1/06/2009
http://www.youtube.com/watch?v=uhrI0EmPClI&feature=relatedúltimo último acesso em 1/06/2009
http://www.youtube.com/watch?v=TsPHM75hkgE último acesso em 1/06/2009

Arte e Matemática
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/curgeo/modulo/arte.html último acesso em 02/06/2009


Formas e Natureza
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/geometria.htm último acesso em 1/06/2009
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/intro2.htm último acesso em 1/06/2009
http://www.rpedu.pintoricardo.com/Actividades_interactivas/solidos_int.html último acesso em 1/06/2009

Tabelas de alimentos, Vitaminas e elementos químicos
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/tabela.vitaminas.htm último acesso em 1/06/2009
http://elementosquimicos.zip.net/ último acesso em 1/06/2009
http://www.afh.bio.br/digest3.asp último acesso em 1/06/2009
BIBLIOGRAFIA
Huntley ,H. E (1985). A Divina Proporção - Um ensaio sobre a Beleza na Matemática. Editora da Universidade de Brasília, Trad. de Luís Carlos Ascêncio Nunes, Brasília

Moise,Edwin E, Downs, Floyd L. Jr.(1971) Geometria Moderna, Parte 1 e 2 . Editora Edgard Blucher.

Coleta de dados:

Os dados serão coletados através das pesquisas de campo no supermercado, nos sites indicados para pesquisa, disponíveis na wiki e no blog.

Seleção do material:

Os materiais serão coletados pelos alunos em seus respectivos grupos e passarão por uma avaliação do grupo, sob a mediação do professor responsável por aquela etapa.

Programação visual:

Apresentação do projeto através de uma wiki, criação de um blog, de um fotoblog (Flickr) e de um slideshare


Meios para a execução:

O projeto será implementado através do trabalho conjunto dos professores responsáveis pelas disciplinas citadas, dinamizando e coordenando as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos do 9º. ano do E.F, divididos em grupos de trabalho:
Matemática (Formas geométricas, áreas, volumes, espaço, cálculo de porcentagens)
Língua Portuguesa (comentários sobre as formas presentes no cotidiano e associação com as formas geométricas/ resenhas sobre as obras dos artistas que utilizam as formas em suas obras de arte)
Ciências (análise dos produtos e composição dos mesmos, seleção e agrupamento conforme características)
Geografia (Formas da natureza e associação com a geometria)
Artes Visuais (análise da obra de diferentes artistas, contextualização na história da arte, fotografias do cotidiano tiradas pelos alunos que retratam o que está sendo trabalhado, exposição das mesmas)

Avaliação:

A avaliação será feita através de um seminário onde cada grupo apresentará suas conclusões a respeito da atividade realizada, onde haverá a troca de experiências, proporcionando assim uma visão do projeto como um todo.
Através da argumentação, Capacidade de raciocinar, refletir, agir e contra argumentar durante a execução das atividades.

Cronograma:
3 semanas de duração:
1ª. semana: apresentação do projeto e pesquisa de material para a elaboração dasatividades a serem desenvolvidas em grupo
2ª. semana: desenvolver as atividades propostas na tecnologia proposta para cada grupo.
3ª. semana:finalização do trabalho e organização do seminário a ser realizado como culminância do projeto.